contato@drelevador.com.br     tel.(11) 3791.3304 / (11) 9252.6993

Relatório de Inspeção Anual

A empresa contratada para executar a manutenção mensal do elevador é a única responsável pelo bom funcionamento do equipamento e tem por obrigação alertar o Condomínio quando algo está fora de norma ou com risco. Portanto, só ela está autorizada a executar a manutenção e os testes dinâmicos de segurança.

Muitas empresas de conservação, no intuito de aumentar os seus lucros, se aproveitam deste relatório para propor a troca de componentes de alto custo sem necessidade.  Para se proteger de tal pratica sugerimos exigir da empresa um relatório técnico indicando porque propõe troca deste componente e qual o estado dele perante as especificações da Norma.  Ressaltamos que você não deve aceitar suposições futuras dizendo que ele já ultrapassou a vida útil ou que irá se romper em breve, peça provas concretas ou evidências inequívocas.  As peças mais comuns nesta pratica são os cabos de tração e os fechos e amortecedores de portas.  Em último caso, chame a Drelevador e tenha a garantia de um serviço extremamente eficiênte e justo.

Nas grandes metrópoles, os órgãos de fiscalização como o CONTRU em São Paulo e o GEM no Rio, exigem destas empresas um Relatório de Inspeção Anual “RIA” para cada prédio sob sua manutenção. Neste relatório devem constar os resultados dos testes e da vistoria efetuados uma vez por ano.

O Condomínio tem a responsabilidade de exigir este relatório, mas não deve aceitar tudo o que foi proposto, é necessário questionar tecnicamente todo o documento .