contato@drelevador.com.br     tel.(11) 3791.3304 / (11) 9252.6993

Causas e tipos de correção de problemas em elevadores

As ações necessárias para a correção dos problemas já descritos se configuram da seguinte forma:

1- Negligência de manutenção: A empresa contratada de manutenção deve corrigir sem ônus ao Condomínio.

2- Componentes gastos: A empresa contratada deverá apresentar orçamento para a substituição. Dependendo do contrato, é permitido incluir a substituição gratuita.

3- Componentes fora de norma: A empresa contratada deverá apresentar orçamento para a substituição. Muitas vezes, alguns componentes se tornam tecnologicamente obsoletos e são colocados fora de Norma pelos legisladores, mas, geralmente, sua substituição imediata não é obrigatória. Porém, para aumentar o lucro, algumas empresas fazem propostas de alto custo para substituí-los dizendo que estão fora de Norma, quando não é obrigatória a sua substituição.  Um exemplo típico é a Porta Batente de Eixo Vertical, muito usada no Brasil e no Peru e que foi proibida pelas novas Normas Mercosul, porém não é obrigatório instalar portas automáticas.  Somente ficou proibido sua fabricação em novos elevadores.

4- Problemas muito graves ou equipamento no fim de vida requerem uma Modernização completa.  Neste caso, deve-se realizar uma concorrência publica para escolher a melhor proposta.