contato@drelevador.com.br     tel.(11) 3791.3304 / (11) 9252.6993

1 - É comum a empresa de manutenção realizar serviços sem custo?

Dúvida:
Em inspeção do PPRA fui informado que não temos protetores de polia nos 4 elevadores do nosso condomínio. Neste mesmo momento, o técnico informou que empresas de manutenção costumam instalar os mesmos sem custo durante o período de contrato, pois os maiores envolvidos neste risco são os funcionários da empresa de manutenção e não do condomínio, já que o funcionário do condomínio não tem acesso à casa de elevadores.  Como o meu contrato é com a Atlas estão me informando que o valor para tal aquisição é de R$ 6500,00.
É realmente comum este tipo de instalação sem custo? O valor esta condizente com o mercado?

Resposta:
Os Protetores de Polia e demais itens de segurança do elevador são principalmente para garantir o trabalho em condições seguras para o técnico de manutenção. Eles foram introduzidos pela revisão da Norma NM 207 em 1999. Como esta norma não é retroativa, somente os elevadores produzidos ou instalados após esta data são obrigados a cumpri-la.
Neste caso, seria obrigação do fabricante cumprir a Norma. Geralmente, as empresas cobram os protetores de polia e demais itens. O preço me parece alto, se quiser instalar voluntariamente (você não está obrigado) deve negociar para ao redor de R$ 1000,00.